Ícone do site Blog IPESSP

Coordenadora do IPESSP tem importante artigo publicado em periódico científico internacional sobre comorbidade da Doença Falciforme.

Doutora Cecília Alencar que coordena a Pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia do IPESSP fez parte do grupo que estudou a ocorrência do AVC sistêmico em menores com a Doença Falciforme a partir de estudo genético

Os pacientes com doença falciforme sofrem comorbidades durante o percurso da doença, tal como O AVC (Acidente Vascular Cerebral) sistêmico, que ocorre em 11% das crianças com doença falciforme antes dos 20 anos de idade.
“Nesse projeto realizado pelos pesquisadores Brasileiros e Americanos, verificamos que através de meta análises e estudos genéticos, podemos verificar a probabilidade de um paciente sofrer um AVC sistêmico”, afirma Cecília Alencar, Coordenadora da Pós em Hematologia e Hemoterapia do IPESSP.
O achado permite avanços da ciência e tecnologia que contribuem para o diagnóstico rápido com a possibilidade de intervenções precoces no tratamento.
“Por meio de estudos como este, novas ferramentas são disponibilizadas para implementar o diagnóstico laboratorial”, aponta Cecília, hematologista que contribuiu para a publicação do artigo Genome-wide association study of early ischaemic stroke risk in Brazilian individuals with sickle cell disease implicates ADAMTS2 and CDK18 and uncovers novel loci.na revista British Society for Haematology and John Wiley & Sons.
Veja aqui o artigo na íntegra https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36602125/