A Pós-Graduação em Gerontologia – Semipresencial objetiva formar profissionais no processo de envelhecimento, visando estratégias para garantir e melhorar a qualidade de vida dos idosos.
Esta especialização se fundamenta em uma visão generalista, humanista, crítica e reflexiva, pautada em princípios éticos no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção.
O enfoque inclui ações de prevenção, promoção, recuperação e reabilitação na perspectiva da saúde integral do ser humano.
As aulas priorizam a prática profissional multidisciplinar em um contexto mercadológico em que o envelhecimento populacional é uma das cinco maiores megatendências globais do século XXI.
Entre os objetivos do curso estão:
- Abordar o envelhecimento populacional de forma multidisciplinar formando um profissional generalista com visão interdisciplinar e integrada, capaz de compreender o envelhecimento humano com base nos preceitos éticos e científicos, integrando seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais;
- Atuar em contextos multiprofissionais e interdisciplinares na perspectiva da gestão das demandas de cuidado individual e coletiva na velhice.
- Criar, gerir, desenvolver e avaliar formas de apoio ao idoso, aos cuidadores familiares e profissionais, em contextos distintos;
- Desenvolver políticas públicas, serviços e programas educativos voltados à pessoa idosa; Assessorar órgãos, empresas e instituições no planejamento de projetos de assistência e ações de saúde ao idoso;
- Prestar consultoria de atenção e promoção do bem-estar do idoso e na gestão das instituições de saúde.
Público-alvo – Profissionais que trabalham com idosos, psicólogos, sociólogos, nutricionistas, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, médicos, advogados, professores, psicopedagogos e profissionais da área da educação e da área da saúde, gestores públicos e privados e interessados em geral que possuam diploma de graduação.
A Faculdade IPESSP segue as normas do CNE/MEC, não se responsabiliza por nenhuma decisão de habilitações dos Conselhos Regionais e Federais.