A Pós-graduação em Citologia Clínica ou Citologia Oncótica do IPESSP especializa o profissional para a prática da citologia ginecológica (exame de papanicolau) como método preventivo de saúde e de diagnóstico precoce das alterações celulares compatíveis com os processos neoplásicos característicos do câncer de colo uterino.
Além disso, aborda a análise citológica de líquidos (derrames, escarro, secreção de mama e urina) voltada ao diagnóstico de importantes lesões neoplásicas.
Com 60% de aulas práticas, a especialização aborda os mecanismos patológicos gerais, epidemiologia clínica, colpocitologia (citologia ginecológica) e citologia esfoliativa não-ginecológica, controle de qualidade e biologia molecular voltada ao HPV.
Durante esta pós ministrada por módulos de ensino, os profissionais são preparados ainda para a prática da docência e produção de pesquisa citológica das neoplasias.
Público-alvo: Biólogos, biomédicos, médicos, farmacêuticos e bioquímicos.
A Faculdade IPESSP segue as normas do CNE/MEC, não se responsabiliza por nenhuma decisão de habilitações dos Conselhos Regionais e Federais.